sábado, 17 de janeiro de 2009

BRINQUEDOTECA , LUGAR DE BRINCAR, CRESCER E SONHAR

A Igreja Metodista do Jardim das Mangueiras em Porto Velho, já conta com uma brinquedoteca. Um projeto que foi gestado em 2005, quando foi elaborado de maneira participativa para que atendesse às crianças do bairro. No entanto, após o projeto elaborado devido a alguns obstáculos, foi deixado de lado. No início de 2008, quando retornou ao Brasil, a professora Drª Valéria de Oliveira, procurou a igreja local e verificou a necessidade de tirar o projeto do papel e traze-lo à luz. Para isto houve a participação dos alunos do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia, que estavam cursando as disciplinas de Psicologia Comunitária e Psicopedagogia no 1º semestre de 2008, e também da Comunidade Local sob a chancela do Pr. Darci Faustino de Souza. O elo entre estas duas instâncias foi Tânia Melo que além de membro da Igreja Metodista do Jardim das Mangueiras é aluna do último ano do curso de psicologia. A atuação de Tânia foi condição para a efetiva participação, envolvimento e comprometimento da igreja local com o projeto.
Para a implantação da Brinquedoteca primeiramente foi realizado uma oficina cujo tema era “A Importância do Jogo e o Brinquedo no Desenvolvimento Infantil desde uma Perspectiva Piagetiana” , oficina destinada aos membros da comunidade, que gostariam de trabalhar na Brinquedoteca. Também foram realizadas campanhas de doação de brinquedos, que foram separados e catalogados pelos alunos do curso de Psicologia, que também, juntamente com membros da comunidade local ajudaram na preparação das paredes do espaço destinado à Brinquedoteca para receber pintura.
A Brinquedoteca funciona atualmente aos sábados, e é aberta à todas as crianças da comunidade, os juvenis da igreja local atuam como voluntários auxiliando e brincando junto com as crianças, assim como alunos do curso de psicologia da Universidade Federal de Rondônia, sob orientação da Drª Valéria de Oliveira.
Como parte do processo de consolidação da Brinquedoteca do Jardim das Mangueiras II, em 2009 se prevê o início de um curso de extensão formação de monitores de brinquedoteca, coordenado pelas professoras Drª Valéria de Oliveira e Drª Fátima Queiroga a ser oferecido através de uma parceria com o Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia.
O Relato desta experiência de sucesso e integração entre Comunidade/ Universidade será apresentado pela Drª Valéria de Oliveira no XXXII Congresso Interamericano de Psicologia que se realizará na Cidade de Guatemala- Guatemala, no período de 28 de junho a 2 de julho de 2009.
Como diz o poeta: “longe se vai sonhando demais”, seguimos sonhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário